Artigo publicado na REDE-T:
https://www.rede-t.com/Pages/ProKnowHowView.aspx?id=10662&v=2.4.0.29
COMUNICAR,
TODOS somos naturalmente seres criativos!
No contexto atual, não devemos fazer o que, e como sempre fizemos, porque decerto já não iremos obter aquilo que obtivemos!
Portugal, os seus Cidadãos e as Empresas encontram-se num momento especialmente desafiante. É exatamente nos momentos em que a espécie humana tem maior dificuldade em satisfazer as suas vontades, que a criatividade atinge o seu auge.
A criatividade constitui um dos traços que mais nos distingue das outras espécies. Somos seres que possuem a capacidade de conectar o não conectado. A criatividade tem um papel positivo nas nossas vidas quotidianas, tornando-se particularmente importante como meio para melhorar a performance profissional e relacional. A criatividade facilita a nossa adaptação à evolução do mundo e aos desafios que daí decorrem.
O nosso cérebro é uma “máquina” de associações com elevada capacidade de expansão e interconexão. Ou seja, a pessoa explora, resolve problemas e pensa criativamente visando obter algum retorno ao estado de equilíbrio perturbado por um conflito, desafio ou desejo. O grau de inteligência criativa de cada pessoa é determinado pela quantidade de novas ideias que ela consegue criar, num determinado período de tempo.
A diferenciação é uma necessidade vital à sustentabilidade de qualquer negócio. Por isso, desenvolver uma atitude criativa, gerando novas ideias e pondo-as em prática através de produtos, soluções ou serviços inovadores com capacidade de surpreender permanentemente o mercado é um ponto crítico em que todos os dinamizadores de negócios devem investir e dar particular atenção.
Nos negócios um problema é normalmente visto como um obstáculo ou uma dificuldade com que nos deparamos, quando visamos atingir um determinado objetivo. Um problema é, por isso, normalmente encarado como algo negativo, que há que resolver para atingirmos os nossos objetivos.
No entanto, também podemos encarar os problemas como desafios em vez de obstáculos ou dificuldades. Se o fizermos, a situação torna-se mais positiva e por isso também mais estimulante para a nossa criatividade.
Se quisermos na nossa vida pessoal e nos negócios não existe o “NÃO”. Cada um de nós é responsável por assumir que apenas existe o “AINDA NÃO”!
Um profissional criativo na resolução de problemas ou de desafios é alguém que pensa e age “fora da caixa”. Conecta o AINDA NÃO conectado!
Porque há então profissionais que revelam muito mais criatividade do que outros na comunicação?
A forma como fomos educados, o contexto em que vivemos e as solicitações que nos são feitas condicionam, em grande parte, a qualidade e o grau da nossa inteligência criativa.
A maioria de nós vem acumulando ao longo da vida milhares de “instruções”, regras e disposições, geradoras de um “alinhamento” de pensamentos e estilos de comunicação básicos e rotinados!
A espontaneidade e a criatividade que nascem connosco e que são responsáveis pela grande criatividade que temos enquanto somos crianças vão sendo “naturalmente amestradas” ao longo da vida. O “sistema” treina-nos, em certa medida, para nos “acalmarmos”, para mantermos a boca fechada, ou “politicamente correta para não “darmos nas vistas” e assim se “sobreviver”.
Ser criativo nos negócios significa: ter ideias de novas oportunidades e possibilidades. Conectar o ainda não conectado. Ver o não visto. Pensar o ainda não pensado.
Ser inovador nos negócios significa: pôr as ideias em prática, através de novos produtos, serviços, ou soluções.
Estratégias para Comunicar com Criatividade:
Tenha uma atitude positiva face ao mundo e apreciativa dos outros. Elas favorecerão a sua comunicação, estimularão a sua curiosidade, atenção, escuta ativa e procura de novas possibilidades de interagir de forma criativa.
Não se limite a comunicar.
Desafie o “sistema”. Não se conforme com o que existe. Pense mais longe!
Faça links entre aspetos aparentemente desligados.
Em vez de pensar e pronunciar o castrador e pouco proactivo “Não!” questione-se: E SE…
Avalie a sua comunicação, adotando estilos de comunicação alegremente disruptivos em relação à “rotina”, fazendo testes criativos em relação à pertinência e potencialidades dos resultados obtidos das mesmas obtidos (feedback).
Desenvolva as ideias de forma a ganharem consistência e se tornarem exequíveis.
Atue e ponha as ideias em prática.
Como já referi, um profissional moderno escolhe o foco numa comunicação criativa, geradora de novas soluções.
Ele tem a vontade implícita de surpreender os outros, ou seja aquilo que designo por Atitude UAUme!®, um conceito de que sou co-autor e que está desenvolvido no livro com o mesmo nome, explorando as atitudes, comportamentos e ferramentas para quem quer surpreender os interlocutores e o mercado, gerando valor e diferenciação.
João Alberto Catalão
Especialista em Coaching, Team Coaching e Mentoring.
Autor de diversos best sellers de Coaching, Team Coaching, Mentoring, Criatividade e Inovação.
Fundador do INV – Instituto de Negociação e Vendas (www.inv.pt) e da YouUp – The Coaching & Mentoring Company® (www.youup.pt)
Speaker Internacional. Docente.
Vice Presidente da EMCC; APMENTOR e Associação Age Friendly.
Fundador e Diretor da revista DOit! www.doit.pt